Allan Kardec disse que o mal está chegando ao extremo para nos mostrar a necessidade do amor e de mudanças inadiáveis. Porém, a única forma de mudar o mundo é realizar essa mudança dentro de cada um de nós, para que a força do exemplo transforme a família e o ambiente, e assim sucessivamente. É preciso que cada um faça a sua parte e comece a mudar. Não é para ser perfeito, é para ser cada dia melhor. 

No livro FONTE VIVA, Emmanuel e André Luiz nos presenteiam com valiosos comentários sobre questões evangélicas, como a vida eterna, o nosso comportamento, a renovação moral, entre outros temas. A obra é um ótimo instrumento de pesquisa para compreender situações cotidianas da vivência humana à luz do Espiritismo e do Evangelho de Jesus. Comentando o mandamento "Não matarás", presente nos Dez Mandamentos, por exemplo, os autores falam que uma pessoa pode nunca ter matado alguém fisicamente, mas pode ter matado a esperança e a fé de alguém.   

A essência da Doutrina Espírita é a reforma íntima. Aproveite o momento para mudar o que precisa ser mudado pelo amor, antes que a Vida faça esse trabalho, geralmente através da dor. A escolha é sua. Quanto mais cedo acordar para mudar, melhor para você. Nunca é tarde para recomeçar e fazer a coisa certa. Quem não tem tempo para Deus, no sentido de se renovar e praticar a caridade, vive perdendo tempo. Faça a sua parte e o Céu te ajudará.