O psiquiatra espírita, Dr. Inácio Ferreira, diz que a principal causa dos males do corpo e da alma é a falta de Jesus no coração. Não tem ligação com religião, já que tem muito ateu fazendo o bem e muito religioso fazendo o mal. O Evangelho precisa ser bem compreendido e contextualizado, para ficar longe dos antigos dogmas e de preconceitos infantis. 

Para ajudar nessa contextualização, o espírito Emmanuel escreveu FONTE VIVA. Pela psicografia de Chico Xavier, o guia espiritual comenta trechos evangélicos, contextualizando-os com o momento atual. Ao falar do mandamento "Não matarás", por exemplo, ele diz que a pessoa pode nunca ter matado alguém fisicamente, mas pode ter matado a esperança desse alguém, havendo um assassinato emocional. 

Não basta frequentar templo religioso para ser cristão, é preciso se esforçar para viver de forma coerente com o que se prega. É o exemplo que melhor evangeliza. Jesus é nosso guia e melhor modelo a ser seguido. Nunca é tarde para recomeçar e fazer a coisa certa. Como disse o Cristo: "Vai e faz o mesmo". Quem não tem tempo para Jesus, vive perdendo tempo.