Allan Kardec, no Evangelho Segundo o Espiritismo, comenta a passagem do jugo leve, falando que todos os sofrimentos encontram sua consolação na fé no futuro e na confiança na justiça de Deus. De acordo com ele, aquele que nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições pesam com todo o seu peso, e nenhuma esperança vem abrandar sua amargura. Muitos jovens, por exemplo, não sabem lidar com frustrações, e a falta de Jesus desde a infância é uma das principais causas desse desespero juvenil.

Organizado sob a forma de perguntas e respostas, esta valiosa obra oferece relevantes explicações sobre a Ciência, a Filosofia e a Religião ― o tríplice aspecto da Doutrina Espírita. Obra repleta de ensinamentos espíritas, O CONSOLADOR reúne rico material para referência e meditação, um curso completo oferecido pelo Espírito Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, com sábios esclarecimentos acerca de assuntos que nos levam a compreender o Espiritismo como o Consolador Prometido por Jesus. Vale lembrar, porém, de que o Espiritismo não será a religião do futuro, e sim, o futuro das religiões.

Por ser o Cristianismo redivivo e sem dogmas, O Consolador Prometido atualiza os ensinamentos do Mestre e mostra o caminho seguro para nossa transformação moral. Esperar o filho crescer para apresentá-lo ao Evangelho é perda de tempo, entregando-o, praticamente, de bandeja para o traficante de drogas, por exemplo. Na Evangelização espírita, o objetivo não é ser religioso, é ser homem de bem. Como ensinou Jesus: “Deixem que venham a Mim as criancinhas. Vinde a Mim, vós todos que estais fatigados, e Eu vos aliviarei”.