Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Essa data surgiu em 1988 por meio de uma Portaria do Ministério da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O objetivo foi ampliar o conhecimento da população sobre o câncer, seus fatores de risco e formas de prevenção. Sobre esse tema, a escritora Louise Hay costuma dizer que o corpo é um espelho dos nossos pensamentos e crenças.

De uma forma bem simples, o livro CÂNCER: ASPECTOS HISTÓRICOS, CIENTÍFICOS E ESPITUALISTAS responde as seguintes perguntas sobre o tema: se Deus é justo, por que pessoas inocentes estão sofrendo? Por que existe o câncer? Por que crianças estão nascendo com a doença? Como prevenir e tratar esse mal? A obra busca trazer algum esclarecimento do porquê dos sofrimentos que permeiam a humanidade do planeta, por meio de informações adquiridas ao longo de quase cinco décadas de estudos e pesquisas. O diagnóstico da doença não é uma sentença de morte, é um convite à reflexão sobre a vida. Com o tratamento adequado, a cura sempre vem.

O corpo grita aquilo que o coração carregou por muito tempo. Cuidar das emoções — especialmente aprender a perdoar, soltar mágoas antigas e aliviar o peso das lembranças — é uma forma poderosa de trazer paz interior e fortalecer a própria energia de vida. Junto dos cuidados médicos, psicológicos e espirituais, cultivar a reconciliação consigo mesmo - e com os desafetos - cria um terreno fértil para a cura, para a prevenção e para uma vida mais leve e confiante no futuro.