O pensamento impacta a nossa vida muito mais do que imaginamos. Muitos problemas que são taxados de espirituais, são causados pelas somatizacões no corpo, ou seja, a mente em desequilíbrio. Pode até existir alguma influência espiritual, mas não é a raiz do problema. Daí a importância da terapia psicológica aliada ao tratamento espiritual. 

No livro HORIZONTES DA MENTE, o Espírito Miramez traz uma excelente reflexão sobre o funcionamento da mente e sua relação com o espiritual, o emocional e o físico, exigindo de nós muita vigilância. Pensamentos sombrios, como os de ódio, fanatismo, pessimismo e preconceito, envenenam o ar que respiramos, contaminam a comida que comemos, e ocasionam doenças de difícil diagnóstico e tratamento. Quando falarmos em poluição ambiental, não podemos deixar de lado a poluição mental e suas consequências diretas em nossa vida.

Assim, não alimente pensamento negativo. Tenha sempre uma ideia-desvio para trocar a imagem mental, seja uma boa lembrança, uma foto, um livro, uma atitude de caridade, entre outras atitudes de autoamor e autocuidado, como a seleção do que você assiste e lê, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico (se necessário), além da ajuda espiritual, tudo isso pode te ajudar a controlar a sua mente. Como no desenho animado, o "diabinho" e o "anjinho" podem existir, mas a decisão de escolha é sempre do personagem. Faça a sua parte, lembrando a lição do apóstolo Paulo de Tarso: "Tudo é lícito, mas nem tudo convém".