O mal está chegando ao extremo para nos mostrar a necessidade do amor e de mudanças inadiáveis. A essência da Doutrina Espírita é a transformação moral. Porém, não é para ser perfeito, é para ser cada dia melhor. Como diz o apóstolo Paulo de Tarso: tudo é lícito, mas nem tudo convém. 

Sem a intenção de ditar regras, André Luiz escreveu o livro CONDUTA ESPÍRITA. Baseada no Evangelho de Jesus, a obra traz simples lembretes para uso pessoal em diversas situações da vida em sociedade. Ler o livro equivale a ouvir um companheiro fiel ao bom senso. De acordo com o autor, ao descobrir e abraçar o Espiritismo, o ser humano sofre grande impacto espiritual e emocional, que o impele a profunda reforma íntima, com imediato efeito na área comportamental. 

Muitas aflições estão relacionadas com o proceder equivocado, seja por ação ou omissão. A única forma de evitá-las é com a mudança de atitude. Não dê ousadia ao "pecado". Mude o que precisa ser mudado, sem pressa. Nunca é tarde para recomeçar e fazer a coisa certa. Como falou Jesus: "Eu não te condeno, vá e não erre mais ".