O padre Fábio de Melo diz que só é possível aprender a ter paciência convivendo com gente chata. De acordo com ele, é a partir do conflito que vamos em busca da paz, para evitar novas confusões. O mundo está em guerra, mas o planeta não vai acabar. O que vai mudar é a nossa forma de viver, mais sintonizada com o Evangelho, e o Brasil tem a sua missão coletiva diante desse cenário. O barco chamado Terra não está à deriva, Jesus está no leme.

No livro BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO, o espírito Humberto de Campos analisa fatos da História do país, objetivando demonstrar a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito pelo Cristo em seu processo evolutivo. Ele mostra que o Brasil é um dos países mais religiosos do mundo e, por conta disso, continua sendo a pátria do Evangelho. A missão da religião é transformar o seu adepto em uma pessoa melhor, ou seja, um religioso que continua preconceituoso, por exemplo, precisa repensar a sua crença ou mudar de religião.

Segundo Allan Kardec, o mal está chegando ao extremo para nos mostrar a necessidade do amor e de mudanças inadiáveis. Estamos em reforma, apesar do aparente caos. Todos nós queremos paz. Porém, essa harmonia começa dentro de cada um de nós e em nossa família. Se é dando que se recebe, seja a mudança que você quer ver no mundo.