O médium Chico Xavier ficou órfão de mãe muito cedo, com apenas cinco anos de idade. Pela mediunidade, compreendeu que a morte não existe e a sua genitora estava bem, ajudando-o do Plano Espiritual. Ele dizia que encontrava a sua mãezinha nos olhos de cada senhora que ajudava. Esse, inclusive, é um conselho de Irmã Scheilla para o luto: "Transforma a dor de quem partiu em gestos de amor a quem ficou".

O mês de Maio é dedicado à Nossa Senhora. O livro MARIA, MÃE DE JESUS traz fatos envolvendo o nascimento de Jesus, a missão de Maria e a participação dos Espíritos de Luz, para a evolução dos homens na Terra. A obra é uma mistura agradável de conhecimento e emoção. Em relação à nossa família, também houve planejamento, visando a nossa evolução. Não precisa amar, mas é preciso honrar e fazer a nossa parte para a manutenção da harmonia no lar. Se alguém precisa mudar, esse alguém é você. 

Se a sua mãe já desencarnou, ore por ela! Ela receberá o seu amor. A melhor homenagem é respeitar a figura materna encarnada e ajudar outras mães. Não fique muito tempo sem falar com "mainha". Perdoe e procure manter, no mínimo, a política da boa vizinhança. Uma mãe erra tentando acertar. Ela é criança como você. Ter permitido o seu nascimento já é suficiente para ser grato. Para sua mãe, conjugue o verbo Amar!