Todos falam da necessidade de reformar a sociedade, a economia, a política, as empresas. Porém, de acordo com o escritor José Carlos De Lucca, a renúncia ao personalismo, à violência, à indiferença e ao autoritarismo é a reforma do homem para poder trilhar os ensinamentos do Cristo e fazer o Céu na Terra. "Reformar o nosso interior é a prioridade do homem da nossa época para poder se harmonizar consigo mesmo, com a Natureza e com o próximo", diz. 

Em O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Allan Kardec estuda as passagens bíblicas e faz comentários que facilitam o entendimento e a prática dos ensinamentos de Jesus. A Doutrina Espírita não é dogmática e tem a ciência como aliada. Não basta crer, é preciso compreender. O espírita será reconhecido pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações. Fora da caridade não há salvação. Não precisa amar o parente difícil, mas é preciso honrá-lo. Silenciar para evitar confusão também é caridade. Essas e outras frases estão no Evangelho, formando o caminho seguro para a nossa reforma íntima. 

Para o Espírito Humberto de Campos, o mundo está cheio de crentes que não entendem a proteção do Céu, senão nos momentos de tranquilidade. "Não devemos pensar no Deus que concede, mas no Pai que educa. Por isso, caminha você para Deus e conquista os tesouros que os ladrões não podem roubar. Vai! Trabalha sem cessar pela tua grande vitória. Zela por ti e ama a teu próximo, sem olvidares que Deus cuida de todos", afirma. Assim, faça a sua parte, sem esperar que o outro faça a parte dele. No final, você será "aprovado" e o outro será "reprovado". Ajuda-te e o Céu te ajudará!