Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, detalha como colocar em prática o mandamento "Amai o inimigo", ensinado por Jesus. De acordo com ele, não é transformar em amigo uma pessoa que sabemos que quer nos prejudicar. É não ter desejo de vingança; é ajudar em caso de necessidade; é desejar-lhe o bem, mesmo sem querer conviver etc. Ou seja, é preciso compreender o sentido desse amor, já que não tem relação com paixão, apego ou dependência afetiva.

No livro AMOR, IMBATÍVEL AMOR, Joanna de Ângelis traz o amor sob vários ângulos, desde a sua proposta de prazer, passando pelos modernos psicólogos humanistas e transpessoais, culminando com a visão espírita libertadora e ideal. A obra estuda o amor em ação, afastando o fanatismo e o romantismo. Perdão, paciência, respeito, cuidado, companheirismo, amizade, caridade, gentileza, fidelidade, segurança, confiança, autoestima..., tudo isso é amor. Como diz o apóstolo João, quem diz amar a Deus e não ama o próximo, é mentiroso.

Saiba quais são as linguagens do amor, para compreender a forma de amar de cada um. Quem ama, cuida e não faz sofrer. Será que você está querendo mostrar que ama uma pessoa, usando as palavras de afirmação, por exemplo, e ela não está entendendo, porque a linguagem de amor dela é tempo de qualidade? Amar o próximo como a si mesmo é fazer com os outros o que você quer que façam para você e para seus entes queridos. Portanto, se o amor cobre a multidão de pecados, vale muito a pena amar!