Shiva (nome fictício) tem 50 anos e é casada. Sua sogra é muito autoritária e as duas discutem com frequência. Um dia, depois de mais uma confusão, ela se afastou da situação estressante, abriu ao acaso o seu exemplar do Evangelho e leu: "Possui um grande mérito, o homem que sabe calar-se para deixar falar um outro que seja mais tolo. Agir assim é uma forma de praticar a caridade". Após a leitura e um breve momento de choro, ela fez uma prece, pedindo proteção do Alto, e se acalmou. 

O médium Chico Xavier dizia que a essência da Doutrina Espírita não é a parte mediúnica, e sim, a renovação moral. Para ajudar nessa transformação interior, o livro O ESPÍRITO DA VERDADE traz os comentários de diversos espíritos sobre as lições de O Evangelho Segundo o Espiritismo. A obra fala de temas importantes para a nossa evolução, como amor, caridade, perdão, paciência, reforma íntima, mediunidade, otimismo etc. Ela também alerta sobre a necessidade da vigilância, da construção da paz e da reforma interior alcançada pelo trabalho no bem.

Para manter a harmonia familiar, é preciso que cada um faça a sua parte, sem esperar que o outro mude, reconheça ou faça a parte dele. O esposo da personagem acima também não pode deixar que a sua mãe atrapalhe a vida do casal. Nesse caso, dar limites, com educação e paciência, não é ingratidão. Porém, para a solução, eles têm os melhores aliados: o Evangelho bem compreendido e a oração diária. A paz no mundo começa no próprio coração e na própria família. Por isso, se alguém precisa mudar para a paz no lar, esse alguém é você.