Apesar da situação atual de aparente caos, as dores do corpo e da alma são convites da Vida para o autoconhecimento. Base para a reforma íntima, esse tema exige paciência, por ser algo processual. Nesse sentido, a ajuda psicológica é de fundamental importância, além do tratamento espiritual.

No livro ABRAÇO DE PAI JOÃO, a notável sabedoria do preto-velho aborda a carência afetiva, em casos reais de conflitos íntimos e superações, com uma linguagem simples e prática. Nos diálogos com seus atendidos, Pai João de Angola orienta sobre como permanecer no processo de autoconhecimento e no resgate das potências divinas do espírito. De acordo com o autor espiritual, as dores mais comuns nas pessoas carentes são a sensação de fracasso, a baixa autoestima, a necessidade de agradar para ser amado, entre outras. A obra trata a sensação de vazio que só encontra solução no autoamor.

Não podemos esquecer de que as leis de Deus estão escritas em nossa consciência. Ao nos conhecermos, estaremos também entrando em contato com o Pai em nosso coração, além da oração e da vigilância. Merecemos a felicidade e somos todos protegidos pela equipe espiritual. O caminho para ser feliz, porém, está no autoconhecimento e na caridade. O sentido da sua vida tem relação com fazer a diferença na vida das pessoas. Se conhecer é o primeiro passo.