Apresentar o Evangelho às crianças tem sido um dos segredos para uma juventude saudável. O número alto de adolescentes depressivos é reflexo, na maioria dos casos, da falta de educação religiosa dentro de casa. A crise social que estamos vivendo é moral. Os pais têm priorizado o lado acadêmico e deixado de lado a evangelização juvenil e a terapia psicológica. Até o Evangelho no Lar tem ficado de lado. O que adianta, por exemplo, o jovem ser médico e cometer aborto? Enquanto o foco for o materialismo, o sofrimento estará presente na família. 

Um alerta para pais e jovens é dado no livro JUVENTUDE INTERROMPIDA. A obra nos brinda com vinte e uma cartas de jovens que desencarnaram precocemente e relatam suas histórias de vida e chegada no plano espiritual através da mediunidade. Cada carta é correlacionada a um tema, como aborto, dependência de álcool, doenças cármicas, fatalidades, drogas, suicídio, violência familiar, entre outros assuntos, todos contextualizados com a Doutrina Espírita. Viver na Terra é uma dádiva, exigindo muita prudência do encarnado para evitar futuras dores de cabeça.

O apóstolo Paulo de Tarso ensinou que tudo é lícito, mas nem tudo convém. Que os pais e jovens aproveitem a encarnação para que não se arrependam depois. A principal dor de quem desencarna é a sensação de tempo perdido. Para evitar sofrimento, a terapia psicológica, o tratamento espiritual e o Evangelho no Lar, de preferência, diariamente, são fundamentais para a saúde emocional do adolescente. Todos nós somos protegidos por Deus, mas precisamos manter a sintonia com o Alto. Nunca é tarde para recomeçar e fazer a coisa certa. Quem não tem tempo para Jesus, vive perdendo tempo.