A psicologia chama de projeção do ego o mecanismo de defesa em que determinada pessoa "projeta" seus próprios pensamentos indesejáveis numa ou mais pessoas. Pesquisas científicas já confirmaram, por exemplo, que o homofóbico é uma pessoa reprimida sexualmente. Um funcionário que vive criticando o chefe, na maioria das vezes, quer melhorar a carreira sem fazer nenhum esforço para isso. Como diz Freud: "Quando Paulo fala de Pedro, eu sei mais de Paulo do que de Pedro".

O apóstolo Judas é um exemplo de bode expiatório para muita gente com as suas projeções. Com a intenção de colocar Jesus no posto mais alto do governo da época, ficou famoso por trair o Mestre e sofreu as consequências. Atualmente, é considerado santo e já quitou seus débitos morais, mas algumas pessoas continuam queimando o seu boneco numa tradição ultrapassada, que só mostra o quanto o ser humano prefere perder tempo olhando para a vida do outro. O resumo da história de vida e superação do apóstolo é contada no livro O EVANGELHO DE JUDAS. A obra confirma, por exemplo, que o personagem não traiu Jesus. Para o psiquiatra Augusto Cury, se psicólogos avaliassem os comportamentos dos apóstolos escolhidos pelo Cristo, apenas Judas seria aprovado. 

Chico Xavier dizia que a principal dor de um desencarnado é a sensação de tempo perdido. Inclusive, uma das causas de ansiedade é a procrastinação, o tempo perdido com coisas que não são importantes para a nossa evolução. Cinco horas semanais assistindo a uma novela, por exemplo, equivalem a uma pós-graduação no final de semana. A consciência sempre avisa quando a pessoa está perdendo tempo e não está fazendo o que precisa ser feito. Assim, faça a sua parte para o seu progresso material e espiritual. Conforme ensinou Jesus: "Ajuda-te que o Céu te ajudará". Se nunca é tarde para recomeçar e fazer a coisa certa, acredite mais em você mesmo e dê o primeiro passo. Você merece ser feliz!