Seguir dogmas religiosos é muito diferente de ter a fé que move montanhas, como afirmou Jesus. Quem segue uma doutrina e é pessimista, por exemplo, não tem fé nenhuma. Foi por isso que o apóstolo João falou que, quem diz amar a Deus e não ama o próximo, é mentiroso. Frequentar um templo religioso faz o adepto compreender e adquirir a fé ensinada no Evangelho. Porém, o simples fato de frequentar não garante a “salvação”.

A Doutrina Espírita é uma fé raciocinada, sem dogmas e aliada da ciência. É sobre isso que fala o livro A CORAGEM DA FÉ, convidando os espíritas à reflexão sobre a nossa responsabilidade no serviço do Bem. De forma carinhosa e paternal, Bezerra de Menezes encoraja-nos à perseverança, sem esmorecimento, na luta pelo ideal e na tarefa da nossa própria evolução. Leitura indispensável para estes dias difíceis e conturbados, repletos de desafios em que todos somos chamados ao testemunho da fé.

A fé sem obras é morta. Outro apóstolo, Paulo de Tarso, dizia que não adianta falar a língua dos anjos, se não tiver caridade, não tem validade nenhuma. Ter fé é acreditar que o problema será resolvido, que o doente será curado, que um novo amor vai aparecer, que um emprego melhor será encontrado, que a dívida será quitada, que Deus nos perdoa etc. Somos protegidos pelo Pai e teremos sempre a oportunidade de recomeçar. Por isso, seja otimista e sempre tenha fé!