Jesus é o nosso modelo e guia de conduta. Embora algumas pessoas não consigam praticar os exemplos e ensinamentos do Cristo, não podemos esquecer de que somos "a luz do mundo" e podemos fazer tudo o que Ele fez e muito mais. Para quem não consegue amar como o Mestre amou, por exemplo, temos outros personagens que podem ser seguidos, como Irmã Dulce, Francisco de Assis, Chico Xavier, Divaldo Franco etc.

Outro exemplo de superação moral é Paulo de Tarso. Como Saulo, cometeu diversos equívocos. Precisou ficar cego fisicamente para conseguir enxergar Jesus com a alma e resolver se entregar à causa do Evangelho. O livro PAULO E ESTÊVÃO traz a biografia completa do apóstolo dos gentios, mostrando que, embora ninguém consiga fugir das consequências dos seus atos, quem se arrepende e está disposto a recomeçar, receberá a oportunidade de reparar seus erros pela prática da caridade. 

O amor cobre a multidão de pecados, ou seja, o bem que se faz apaga o mal que se fez. Ninguém será condenado eternamente, a não ser o orgulhoso, que sofrerá até se arrepender dos seus equívocos. O "Céu" é conquistado com a consciência pacificada e com a prática do amor ao próximo. Não é para ser perfeito, é para ser cada dia melhor. Por isso, siga os exemplos de superação moral e dome as suas más tendências. Não queira ter razão, queira ser feliz!